A Verdade sobre a igreja

Durante vários períodos de tempo Deus tem escolhido lidar com o homem em diferentes maneiras no que diz a respeito ao pecado e a responsabilidade do homem.
Referimo-nos a estes períodos como dispensações. Em cada, Deus é justo e misericordioso. Em cada, o homem tem falhado, portanto, Deus tem julgado o homem ao final de cada dispensação e então iniciou uma nova dispensação.

As dispensações anteriores tem sido a inocência, consciência, governo humano, promessa e lei. Atualmente estamos na dispensação chamada graça, Um outro nome
para ela é a era da Igreja; assim chamada porque Deus está preparando uma igreja de cada tribo, língua povo e nação para ser a noiva do Senhor Jesus Cristo, (Apocalipse 5:9). Verdadeiramente vivemos na dispensação mais emocionante, mais cheia de acontecimentos, mais linda e recompensadora de todas. A oportunidade para ser uma parte da noiva redimida de Cristo e para ser cobiçada pelos anjos (1 Pedro 1:12).
A oportunidade que é disponível para todos, se tornou possível pela graça de Deus, e por esta razão é dispensação da graça. Durante as duas dispensações anteriores, promessa e lei, Deus lidou principalmente com Seu povo escolhido, Israel. Entretanto, durante a dispensação da graça, Deus tem colocado temporariamente Sua escolhida Casa de Israel de lado, devido a sua incredulidade e desobediência, para lidar com a humanidade em geral. Durante a próxima dispensação do reino e restauração de Israel. Deus retornará outra vez para o Seu povo escolhido. Agora é nossa oportunidade, durante os tempos dos gentios. A salvação está agora disponível tanto para o Judeu como para o Gentio.

PROVISÃO FEITA PARA A IGREJA:
Os judeus, a casa de Israel, rejeitou seu Messias prometido. Jesus Cristo. Como resultado. Ele tornou-se àqueles que fariam a vontade do Seu Pai. Portanto a salvação que é disponível em nome de Jesus é disponível para lodos que estejam dispostos a obedecer a Palavra de Deus e a recebê-la. Todos que assim fazem, se tornam uma parte do corpo de Cristo ou a igreja.
Jesus Cristo morreu na rude cruz do calvário para tornar esta salvação possível. Ele tomou sobre Si os pecados do mundo e a punição por eles, Depois de três dias Ele ressuscitou-se da sepultura apresentou-se vivo por muitas provas infalíveis (Atos 1:3 ). Então depois de ser visto por Seus discípulos, ensinando e os exortamos por um espaço de quarenta dias Ele ascendeu ao céu: eles O observaram ir (Atos 1:9).
Entretanto, isto não foi o final feliz de uma linda história. Antes de ser assunto aos céus. Jesus deu aos seus segui dores muitas promessas e mandamentos. Uma das Suas promessas que cativou particularmente seus pensamentos foi uma que se Ele fosse embora Ele voltaria outra vez (João 11:3). Dois anjos apareceram imediatamente depois da ascensão de Jesus e reafirmaram isto aos Seus discípulos. "...por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir" (Atos 1:10,11).

Eles sabiam que Jesus tinha ido para preparar um lugar para eles na casa do Seu Pai, onde há muitas moradas, e assim quando Ele retornar os receberiam para Ele mesmo, para que onde Ele estiver eles poderiam estar também (João 14:2, 3). Com Sua saída eles retornaram a Jerusalém em obediência a Sua ordem para esperar a promessa do Pai (Atos 1:4).

O NASCIMENTO DA IGREJA:
Quando o dia de Pentecostes veio na sua plenitude, e eles estavam todos unânimes e de um só acordo, eles receberam a promessa do Pai, o batismo do Espírito Santo. Todas as cento e vinte pessoas começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito lhes concedia que falassem (Atos 2: 1-4) Assim, a igreja do Deus vi v o nasceu. O batismo do Espírito Santo introduziu a dispensação da graça: a salvação para a alma do homem faminto tornou-se disponível pela graça de um Deus misericordioso.
A Igreja floresceu e se multiplicou ligeiramente. No mesmo dia do derramamento inicial, Pedro, o apóstolo de Jesus Cristo, explicou como ingressar à igreja e abriu a porta para todos os que creriam. Em resposta a inquirição do povo que foi convicto nos seus corações dos seus pecados e desejoso da mesma experiência que os discípulos acabaram de receber. Pedro disse, “... Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecado:, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros, é a promessa, (A Promessa do quê? A promessa do Pai a respeito do batismo do Espírito Santo mencionado em. Atos 1:4, 5). para vossos filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor nosso Deus chamar,, (Atos 2:38. 39).
O povo estava faminto por uma realidade em Deus e com bom grado recebeu o testemunho e exortações de Pedro. "Então os que lhe aceitaram a palavra foram batizados; havendo um acréscimo naquele dia (A Bíblia, versão Corrigida, diz agregaram-se, Agregaram-se a quem? Aqueles que naquele mesmo dia foram batizados com o Espírito Santo) de quase três mil pessoas,, (Atos. 2:41). Isto foi o nascimento da igreja.
Alguns querem confinar o batismo do Espírito Santo às cento e vinte pessoas originais no cenáculo e a algumas outras circunstâncias especiais. O povo não pode negar que Deus está enchendo pessoas com Seu Espírito hoje.
Esta experiência não é apenas para alguns mas para todos.
O batismo do Espírito Santo foi prometido para você, e para seus filhos, e rara todos aqueles que ainda estão longe (Atos 2:39). Para ser uma parte da igreja de Deus você precisa ser batizado em Seu nome e cheio do Seu Espírito. Tal foi a Igreja Apostólica Primitiva, Assim é a igreja de hoje.
Assim foi a Igreja Samaritana. Filipe pregou para eles o evangelho do Senhor Jesus Cristo, eles creram, .e foram batizados em o nome do Senhor Jesus (Atos 8:16). Quando Pedro e João vieram de Jerusalém e sobre eles impuseram as mãos eles receberam o dom do Espírito Santo (Atos 8:1 7). E de fato parece haver uma preocupação em Jerusalém porque eles não tinham previamente recebido. Eis porque eles enviaram Pedro e João.
Saulo, o perseguidor Saulo, o perseguidor da Igreja, que se tornou Paulo, o apóstolo do Senhor Jesus Cristo, recebeu a mesma experiência; batismo nas águas em nome do Senhor e o recebimento pleno do Espírito Santo (Atos 9:17, 18). Paulo pregou esta mensagem. Em Atos 19 ele batizou alguns seguidores de João Batista em o nome do Senhor Jesus e impôs-lhes as mãos para eles poderem receber o Espírito Santo (Atos 19:5. 6).
Pedro foi escolhido por Deus para ser o primeiro para levar esta mesma mensagem de Jesus Crista aos gentios. Eles também receberam o batismo do Espírito Santo e foram ordenados por Pedro para serem batizados nas águas em o nome do Senhor (Atos 10:44-48). Pedro sabia que eles tinham recebido o Espírito Santo corno os discípulos tinham recebido no início porque eles falaram em outras línguas. Isto de fato foi a característica daquilo que foi profetizada por Isaias, confirmado por Jesus (Marcos 16: 17. João 3:8) e exibido no dia de Pentecostes, na casa de Cornélio, e em Éfeso como o sinal inicial de ser batizado com Seu Espírito.
Este procedimento foi estabelecido na igreja primitiva, a igreja Pentecostal, e a igreja do Senhor Jesus Cristo. Arrependa-se dos seus pecados, seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados e receba o dom do Espírito Santo e torna-se um membro do corpo de Cristo, a igreja. Um dia Jesus voltará para Sua noiva, a igreja gloriosa, que tem se mantida pura e santa sem mácula nem ruga (Efésios 5:27).
No fim da era apostólica, aproximadamente 100 d.C, com a morte do último dos apóstolos originais. Os homens começaram a ensinar a heresia. Algumas pessoas se corromperam com as tradições dos homens. Entretanto, estas pessoas não eram da igreja verdadeira. A igreja verdadeira de Jesus Cristo foram aqueles que foram chamados por Seu nome e batizados em Seu Espírito Santo. Eles foram perseguidos no início pelos governos do mundo e mais tarde pela a igreja “aceita” [igreja oficializada pelo estado]. Por muitos anos o Cristianismo foi oposto pelos líderes mundiais, mas com a ascensão de Constantino ao poder em 324 d.C.. o Cristianismo se tornou a religião do estado. Entretanto, Constantino alegando ser a si mesmo Cristão, decidiu dirigir a igreja da maneira que ele achou mais propicio. Qualquer um que discordasse dele e a teologia da Igreja Católica receberia censura e possivelmente seria morto.
Não obstante a Igreja verdadeira, da qual hoje temos poucos relatos devido à perseguição e destruição dos seus escritos, continuou a viver. Grupos como os Sabelianos ensinaram a unicidade de Deus (não no trinitarianismo como adotado pela Igreja Católica em 325 d.C.). Agostinho escreveu no quarto século que os convertidos deveriam falar em línguas. Os Valdenses no décimo segundo e décimo terceiro séculos falaram em línguas.

A REFORMA:
Finalmente, no meio das trev.as que prevaleceram na igreja aceita, reformadores começaram a mudar os pensamentos dos homens. John Wycliffe (Inglaterra em 1320) começou a falar contra a igreja tradicional. Ele desprezou a corrupção que tinha entrado na igreja e advogou o retomo as escrituras, que aparentemente tinham sido rejeitadas. Ele traduziu as Escrituras em Inglês e tornou a Bíblia disponível para o homem comum ler. A Igreja Católica reservou as escrituras somente para o clero ler.
Homens como John Huss, Savonarola, e outros levantaram a bandeira para retomar à verdade e a carregou para frente. Eles foram martirizados pela “igreja” mas a verdade marchou em frente. Martinho Lutero logo juntou-se às fileiras dos reformadores. Ele propagou a verdade com um fervor e espírito que ganhou muitos como seguidores, e a ira da Igreja Católica. Entretanto, apesar de todo o esforço eles não podiam parar o progresso da verdade. E até este dia Sua verdade está marchando!

O PENTECOSTE DO INÍCIO DO SÉCULO VINTE:
A marcha da verdade a levou até um lugar chamado Stone’s Folly em Topeka, Kansas nos Estados Unidos. Lá um grupo de alunos liderados por Charles F. Parham recebeu o batismo do Espírito Santo com a evidência de falar em outras línguas, começando no dia 10 de Janeiro de 1901. Isto foi o início de milhares e até milhões que receberiam esta mesma experiência durante o século XX. Esta experiência espalhou-se como fogo, fogo do Espírito Santo, através do Kansas, para Texas, e a até um lugar chamado “Missão da rua Azuza” em Los Angeles. Califórnia, e de lá para o mundo.
A verdade tinha sido suprimida por muitos anos.
Embora não fosse totalmente aniquilada, certamente tinha sido censurada. A verdade, portanto, tinha que prosseguir mais um tanto na sua marcha. Em um acampamento mundial de crentes batizados no Espírito Santo, realizado em Los Angeles. Califórnia, em 1913, ela marchou até o púlpito. Ela foi carregada na pregação ungida de R.E. McAlister. Parecia bom para ele e o Espírito Santo expressar ao povo que a fórmula correta do batismo nas águas foi aquela usada pela Igreja Apostólica Primitiva.., em nome de Jesus. Esta verdade foi recebida por alguns e rejeitada por outros. Homens como Frank Ewart. Glenn Cook. G.T. Haywood, E.N. Bell, H.A. Goss, e muitos outros amantes da verdade foram rebatizados e começaram a propagar esta verdade aonde quer que fossem. Anos passaram e a igreja do nome de Jesus cresceu e prosperou, e finalmente em 1944 as duas organizações maiores começaram a se unir. Em 1945 as Assembléias Pentecostais de Jesus Cristo, lideradas por W.T. Witherspoon, e a Igreja Pentecostal Incorporada, liderada por Howard A. Goss oficialmente uniram-se para formar a Igreja Pentecostal Unida.
Eles se uniram num esforço junto para fazer todo o possível dentro dos seus poderes para pregar o "Evangelho Completo Para o Mundo Inteiro”. Eles adotaram a seguinte doutrina fundamental: "A Doutrina básica e fundamental desta organização será o padrão bíblico de salvação completa, o que significa o arrependimento. o batismo por imersão em águas em o nome do Senhor Jesus Cristo e o batismo com o Espírito Santo com o sinal inicial de falar em outras línguas de acordo com a direção do Espírito. Procuraremos manter a unidade do Espírito até que cheguemos à unidade da fé, ao mesmo tempo advertindo a todos os irmãos que não provoquem contendas pelos seus pontos de vista diferentes para a desunião do corpo."
A mesma mensagem foi ensinada e pregada por Pedro, Paulo e o resto dos apóstolos no livro dos Atos. A verdade foi marchando para frente, e a Igreja Pentecostal Unida Internacional (U.P.C.I.) juntamente com aqueles que tem a visão da U.D. estão fazendo seu melhor para manter este ritmo, junto com outros que amam esta grande mensagem.

CONCLUSÃO:
Nenhum homem sabe o que Deus tem reservado para a Sua Igreja no futuro. Uma coisa é certa. a igreja ainda tem a esperança e promessa do iminente retorno do Seu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Até Ele realmente vem para arrebatar os santos como um ladrão na noite, ela tem a tarefa de tentar alcançar o "Mundo Inteiro Com o Evangelho Completo." A Igreja de Jesus Cristo está programada para a vitória, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mateus 16:18). A verdade sempre marchará adiante! A igreja marchará avante na verdade da Palavra de Deus, o poder do Seu Espírito, manifestando santidade e as características da noiva do Senhor Jesus Cristo.

http://www.sayadi-al-nas.com